Estudos indicam que o surgimento da civilização Natufiana é datada de cerca de 14.500 mil anos atrás. O povo Natufiano eram diferenciados dos antigos caçadores coletores em seus costumes e complexidades. Dados arqueológicos indicam que esta civilização antiga construía casas em rochas e pedras. Os mortos tinham um ritual diferenciado das antigas culturas. As ferramentas e objetos de adorno eram confeccionadas através de ossos de animais.
A grande representação das comunidades Natufianas no contexto histórico ancestral ocorreu com o desenvolvimento da agricultura. As melhores sementes de centeio cultivadas no período paleolítico foram moídas em pilões e cultivadas há aproximadamente 13.000 anos atrás. Os grãos silvestres eram consumidos pela antiga civilização. Foram encontradas sementes de centeio no sítio arqueológico de ABV, na Síria entre 12.500 anos atrás período reconhecido como paleolítico. As comunidades Natufianas se desenvolviam e formavam os primeiros sítios arqueológicos. As comunidades eram assentadas em Jericho Ain Mallaha.
As estruturas semicirculares com um cômodo eram construídas em espaços subterrâneos. Com a revolução agrícola as constantes mudanças de lugar deixaram de ocorrer. Os antigos caçadores coletores deixavam de exercer os costumes nômades e passaram a estabelecer moradias. Com os novos costumes de cultivo agrícola ocorreu neste período uma expansão da agricultura.
As antigas populações deixaram de ser nômades e passaram a estabelecer moradias. Os campos necessitavam de cultivo. Os antigos caçadores coletores começaram a cultivar os grãos promovendo a primeira revolução agrícola. Parte da colheita semeava novas colheitas. Os habitantes neste período histórico deixaram de ir em busca de alimentos aprimorando a produção agrícola. Neste mesmo período histórico o Oriente Médio era repleto de assentamentos domésticos dos antigos caçadores coletores.
Estudos arqueológicos indicam que o período neolítico foi marcado com o fim da era caçador coletor. A revolução agrícola pontuou a saída da civilização antiga do nomadismo promovendo a era do sedentarismo e assentamento de humanos.