EFEITOS CLIMÁTICOS

O fenômeno climático El ninõ altera o aquecimento da água entre 3º C e 7ºC no oceano pacífico. Cientistas apontam que o efeito El Ninõ modifica a temperatura da superfície dos mares nas zonas de alta e baixa pressão. Ainda de acordo com especialistas a elevação da temperatura da superfície dos mares ocorre devido a uma elevada alteração climática. Ocorre uma intensa diminuição dos ventos alísios com elevação nos níveis das águas dos oceanos na América do Sul. Cientistas indicam que o predomínio do fenômeno é devido a diminuição dos ventos que sopram nos oceanos e provocam um aumento nas temperaturas das águas superficiais. O efeito El Ninõ aumenta a massa de ar quente úmida na América do Sul no sentido nordeste e Sudeste. De acordo com o IPCC (Painel Intergorvernamental sobre as mudanças climática), o El Ninõ pode alterar e elevar a temperatura da terra. Cientistas avaliam que com a ligeira elevação dos ventos mais aquecidos podem provocar um aumento da absorção de umidade. Estudos sugerem que este fenômeno da natureza pode gerar uma alta de 1,5º, na temperatura. Com esse acréscimo de valores e efeitos climáticos em índices desproporcionais podem causar alterações ambientais com baixas de faunas, floras e também diminuições de corais em oceanos.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (IMPÉ), o efeito El Ninõ na região do oceano pacífico denominado, oscilação sul, ou Enos, se destaca em temperaturas abrangentes e bem quentes. Ainda de acordo com o Impé, os índices de temperaturas elevadas nos oceanos são referências realizadas através de demarcações do, Oceanil índice Index (ONI), que analisa aproximadamente de três em três meses a temperatura das águas na região com predominância do El Ninõ. A pressão atmosférica do nível do mar na região da Austrália, Pacífico Central e Polinésia é analisado pelo índice, Southern Oscilation Index, (SOI), índice de oscilação sul.

De acordo com a jornalista, Majú Coutinho, escritora do livro “Entrando no Clima”, destacou que o efeito El Ninõ provocou uma grande onda de calor, com extrema elevação de temperatura, na primavera e verão de 2015, e 2016. Ainda de acordo com Majú, as águas superficiais do pacífico apresentam aproximadamente 0,5°C mais aquecidas. Segundo a jornalista o efeito El Ninõ representam temperaturas mais quentes nas águas do oceano pacífico equatorial.

O efeito La Nina reconhecido como fenômeno da natureza contrário ao El Ninõ apresenta águas mais gélidas no oceano pacífico equatorial. “Temperaturas médias das superfícies das águas do pacífico ficam 0,5ºC abaixo durante 5 meses seguidos”, Majú Coutinho. Ainda segundo a jornalista especialistas ainda não compreendem o motivo das ações da natureza reconhecidos como El Ninõ e Lã Nina. Segundo a jornalista não existem definições científicas a respeito se os ventos nos mares do pacífico equatorial poderão fluir  a leste.

Alguns entendimentos sobre as ações da natureza e a compreensão sobre alguns fatores climáticos e intercorrências se fazem necessário compreender. O Brasil apresenta uma grande extensão latitudinal. De acordo com alguns cientistas diversos fatores e alterações climáticos são apresentados no Brasil. Com o afastamento da linha do Equador ou com o aumento da latitude as temperaturas são menos elevadas. Com a diminuição da inclinação os efeitos polares incidem em menores áreas. Como a terra possui inclinação esférica os raios solares irradiam incidência de luz de forma diversas em diferentes áreas do planeta. Com as diferenças latitudinais ocorrem um aumento de diferenças climáticas com climas polares, tropicais e zonas temperadas. Quanto mais próximas das montanhas e penhascos a altitude aumenta tornando o ar mais rarefeito, com diminuição de gases e umidade. O calor diminui e a superfície apresenta uma menor concentração de temperatura. Com o aumento da altitude, montanhas, a temperatura é menor que a nível do mar.

A forma como se conceitua o tempo atmosférico e como se apresenta em uma determinada região é indicado pelo comportamento momentâneo do estado atmosférico baseadas em diferenças de temperaturas e umidade do ar.

Segundo especialistas em climatologia a definição de atributos climáticos incidem sobre atividades diferenciadas de pressão atmosférica, temperatura umidade do ar. A temperatura do ar é definida a um aumento ou diminuição de calor na atmosfera. A altitude corresponde ao ar mais rarefeito devido as baixas temperaturas, diminuição de gases e umidade. De acordo com Majú Coutinho cerca de 19% da radiação solar são retidos pela atmosfera. Os raios solares são dispersos através de moléculas que incidem na atmosfera. Esse movimento de dispersão de raios solares retorna ao espaço sideral e não atingem a superfície da terra. Ainda no livro “Entrando no Clima” a jornalista destaca que grande parte de radiação espalhada devido ao grande movimento de reflexão colore o céu de azul. Os raios solares retornam ao espaço através das superfícies das águas, nuvens e florestas. A pressão atmosférica ou o peso do ar é medido através das movimentações das moléculas. Quanto menores são os números de moléculas em cada metro cúbico menor será o peso do ar. Devido ao movimento de translação da terra em volta do sol o planeta terra é aquecido de formas diversificadas. As 4 estações são definidas devido a rotação da terra. Existem em todo o planeta áreas de baixa e alta pressão. Quando alguma área do planeta é aquecida o ar fica denso e sobe. Quando ocorre um resfriamento o ar fica denso e desce. Segundo cientistas em meteorologia as zonas de alta pressão são reconhecidas por serem emissoras de ventos anticicional. As zonas de baixa pressão atmosférica são chamadas de ciclonal ou receptora de ventos.

Os grandes deslocamentos de massas de ar que se estendem em diversas direções incidem sobre a temperaturas de diversos lugares como florestas, oceanos e zonas polares. As massas de ar ocasionam diferentes pressões atmosféricas modificando a temperatura e umidade do ar.

 

 

 

 

 

 

 

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
plugins premium WordPress
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.
Clicando em “aceitar”, você concorda com nossa Política de privacidade.