Símbolos computacionais, vozes miméticas dos seres humanos e capacitação robótica através da nano tecnologia são aspectos funcionais da inteligência artificial. A IA promove softwares com identificação de imagens, decodificação da fala e reconhecimento de imagens através de novos algorítimos através de técnicas de deep learning ou aprendizado profundo.
Teclados e mouses substituídos por telas e linguagens dinâmicas são uma inovação experimental. O desenvolvimento do IA começou em 1956. O departamento de defesa dos EUA permitiu o uso de computadores na mímese do raciocínio humano. Através dos bigdata o uso de dados em redes neurais profunda, deep learning, faz com que o reconhecimento de imagens, pesquisas médicas e investigativas sejam facilitadas.
Aplicativos funcionais usados em Smartfhone e Iphone são projetos de IA. Waze e Google Maps cruzam informação em tempo real calculando a melhor rota. Os ecommerce também são configurados em IA. Sites, pesquisas onlines são avaliados através de algorítimos inteligentes analisando o perfil do usuário. O Google assistance e a Siri no Iphone são ferramentas de IA. Sistema de segurança com câmeras inteligentes capazes de disparar alarmes em imagens suspeitas. Com a IA doenças assintomáticas podem ser identificadas. Segundo Ross Dawson fundador da Future Exploration Network o impacto da nova tecnologia permite o diagnóstico precoce através do rastreamento de dados baseado nas características faciais, frequência cardíaca e respiração. “A expectativa de se viver uma vida plena e saudável está impulsionando mudanças de atitude na sociedade” afirma Danson.
O aplicativo Face2 Gene Inovação Tecnológica permite identificar através de Deep Learning doenças genéticas através das características faciais do paciente. A síndrome de Noonan é identificado baseado em traços faciais verificado através de algoorítmos e cruzamento de dados de 17 mil pacientes.
A IA renova na comunicação mantendo um robô como âncora no principal telejornal da Agência Estatal chinesa Xinhua. O robô Xinxipomeng esboça movimentos com olhos, boca e braços. Outros dois jornalistas robôs masculinos, Giuhpo Exinponpo também apresentam notícias no canal.
No Brasil a IBM e a Fapesp fundação de amparo a pesquisa do Estado de São Paulo vão investir cerca de US$ 10 milhões em IA o investimento será priorizado em áreas de agricultura, meio ambiente e finanças com duração de 10 anos.