PLANETA PLÁSTICO

Cerca de 8 milhões de lixo plástico serão lançados nos oceanos até 2050. Canudos, garrafas pet, redes de pescas marinhas, são encontradas e coletadas nos mares e regiões costeiras pondo em risco a fauna marinha.

Aproximadamente 90% dos lixos retirados dos oceanos são materiais plásticos. De acordo com, Antônio Guteres, secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 600 espécies de aves marinhas poderão ser morta nos oceanos. “Nosso mundo está sendo inundado por resíduos plásticos prejudiciais”, afirma.

Em estudo realizado pela, Gyreis Institute de Los Angeles, apontou que 5,25 milhões de partículas com cinco mm encontrados em plactons marinhos são microplásticos. Ainda segundo o estudo os materiais plásticos formados por polímeros levam até 450 anos para se decompor. E materiais plásticos biodegradáveis não se desintegram totalmente.

O engenheiro químico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IAT), Marildo Tacidoro, apontou que as bactérias e fungos que degradam o material plástico não formam enzimas capazes de desintegrar o material plástico de forma abrangente.

No Brasil, o consumo por habitante de material plástico chega a um patamar de 35 kg/ hab. Enquanto a média mundial é de 40 kg/ hab. De acordo com o estudo realizado pelo Instituto Oceonográfico da Universidade de São Paulo (USP), 95% do lixo encontrado nas costas marinhas brasileiras são materiais plásticos. Cerca de 190 mil toneladas de lixo plástico são retiradas das encostas e praias brasileiras, avalia o estudo.

No Rio de Janeiro já foi sancionada a nova lei que proíbe o uso de canudos plásticos em bares, restaurantes e lanchonetes e prevê uma multa de até seis mil reais por estabelecimento que denegrir a lei. Comemorado desde 1972, o dia nacional do meio ambiente, teve como pauta principal a prevenção da poluição plástica no meio ambiente.

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
plugins premium WordPress
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.
Clicando em “aceitar”, você concorda com nossa Política de privacidade.