A nave espacial Dragon Crew decolou do Centro Espacial Kennedy, Flórida, rumo a Estação Espacial Internacional (ISS), em 27 de maio às 17h33min.
Segundo a National Aeronautics and Space Administration, agência do Governo Federal dos Estados Unidos (NASA), o veículo espacial foi lançado em órbita com dois passageiros a bordo. Ainda de acordo com a NASA, a viagem levou aproximadamente 19 horas. Doug Hurley 53 anos, será o encarregado do lançamento e pouso da nave espacial. O astronauta Robert Behnken 49 anos, será o responsável pelo atracamento e desencaixe da cápsula no módulo espacial do ISS. “ Minha primeira impressão sobre o interior da Crew Dragon fiquei impressionada” afirmou Hurley.
Fundada em 2002 a empresa Americana Space X envia seus foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy para transportes de cargas a agência Espacial ISS. Sediada em Hawtourn, Califórnia. A Space X, empresa do visionário Elon Musk é a única do ramo aerospacial privada do planeta que envia astronautas ao espaço sideral. De acordo com a NASA, em setembro de 2005 a Space X desenvolveu a Falcon 9. A primeira investida em órbita, da cápsula Dragon foi em 2010. Elon Musk ressaltou que a nave espacial Crew Dragon foi projetada com rigor, e segurança e com sistema de acoplamento automático capaz de ser anexado ao foguete Falcon 9. “O retorno é mais perigoso e em alguns aspectos mais do que o lançamento” afirmou Musk. Anexada ao foguete Falcon 9, a Crew Dragon é uma nave composta de propulsores com manobras capazes de serem acopladas no espaço sideral.
Segundo a assessoria da Space X, a ideia do inovador, Elon Musk é a construção de uma cidade com infraestrutura em Marte. A Space X pretende construir mil naves espaciais nos próximos 20 anos. O projeto visionário de Elon Musk promete até 2022 o envio e transporte de cargas e tripulações em solo marciano através da Starship. O programa da SpaceX visa o aporte de cargas equivalente a 10 milhões de toneladas ao ano. O presidente dos EUA, Donald Trump ressalta o fortalecimento do domínio Americano na conquista espacial. “Com a experiência de lançamento virtual da NASA possibilitamos que mais pessoas assistam ao início dessa nova era do vôo espacial humano” Bettina Enclan, assessora de comunicação da NASA.
Antes da investida da Space X, outros projetos fizeram parte do programa de lançamentos aeroespaciais norte americanos. De acordo com a NASA o Colúmbia foi o primeiro ônibus espacial lançado no espaço sideral. A decolagem foi no Centro Espacial Flórida em abril de 1981. Faltando apenas 16 minutos para a entrada na atmosfera a asa esquerda soltou. A nave desapareceu dos radares da NASA, em fevereiro de 2003, no retorno da 28º missão. O ônibus espacial se partiu em 83 mil fragmentos. Os sete tripulantes a bordo da nave morreram.
Desenvolvida em abril de 1983, a nave espacial Challenger, teve o mesmo destino de sua antecessora. Segundo a NASA, em sua última missão, em fevereiro de 2003, após sofrer uma pane técnica, e com apenas 73 segundos de decolagem, a nave se desintegrou. Todos os sete tripulantes morreram.
Inaugurado em agosto de 1984, o ônibus espacial Discovery fez 39 expedições à órbita terrestre. A NASA destacou que a nave espacial atingiu o equivalente a 238 milhões de kms. A principal missão do Discovery foi a colocação do telescópio Hubble em órbita terrestre. Hoje, a nave espacial Discovery está em exposição no museu do ar e do espaço em Virgínia, EUA. O Endeavor e o Atlantis foram lançados em 2011 pela NASA em órbita terrestre. Desde 2011, a agência espacial americana utilizava o foguete russo, Soyuz, a estação espacial americana.